O que é um relacionamento aberto? | CNN Tonight

 

O que é um relacionamento aberto? | CNN Tonight

O que é um relacionamento aberto? | CNN Tonight

No CNN Brasil Tonight desta quarta-feira (17)​, a psicóloga e educadora sexual Ana Canosa nos ajuda a montar um glossário dos diferentes tipos de relacionamento amoroso.

Cada tipo de relação tem um nome específico; E é claro que você constrói a sua própria relação, você define com o seu parceiro, com a sua parceira, como vai ser a sua relação. Mas, pra facilitar a nossa vida, a gente vai mostrar aqui alguns nomes que são dados a tipos diferentes de relações e a gente fez um glossário, com a curadoria da Ana Canosa (nossa convidada), um pequeno manual sobre os tipos de compromissos. Vamos ver!

RELACIONAMENTO ABERTO
Parceiros concordam em buscar relacionamentos sexuais independentes, mas sem envolvimento afetivo fora da relação principal.

Aí, a gente conversou com a Atriz Fernanda Nobre, que já veio aqui na bancada do Tonight e foi um programa muito legal o que a gente fez com ela!


Ela usa o instagram dela pra conversar com a galera; E em uma dessas ocasiões, ela contou que tem um relacionamento aberto com o marido (o diretor teatral José Roberto Jardim). Desde então, ela já deu várias entrevistas sobre o assunto, e agora fala com a gente. Olha só...

- Quando eu comecei a estudar a evolução da Mulher na humanidade, eu aprendi que a MONOGAMIA como forma de relacionamento é uma construção cultural. Nos ensinaram né (rsrs), que a monogamia é normal, natural, mas não tem nada de normal nisso (rsrs), na verdade ela tem muito mais haver com a propriedade privada! com o capital! do que com o amor romântico.

- A centenas de anos! Os homens, para terem a certeza de que seus dinheiros estavam indo para os seus herdeiros legítimos, eles impossibilitara as suas mulheres de terem relações com outros homens. Mas... vamos combinar que, essa "impossibilidade" foi imposta só para as mulheres né? (rsrs) - É claro que eu estou generalizando! E que há sim homens comprometidos com seus pactos de fidelidade, mas não é tão comum isso.

- E não é comum  porque existe uma certa permissividade da sociedade pra que esses homens não sejam fiéis às suas parceiras. E é isso que eu estou em busca! Estou em busca da equidade através da liberdade. Porque esses homens há centenas de anos e até hoje, eles exerceram a sua sexualidade! Os seus desejos! E nós não...

- Isso não quer dizer que a minha vida seja uma festa! Que... eu vivo tendo aventuras! Não... Eu sou uma mulher extremamente romântica! Mas, isso quer dizer que: Eu e meu parceiro estamos em busca de uma relação extremamente honesta e com muita lealdade!

- A grande diferença de um relacionamento fechado, que existe a traição (na hipocrisia), para um relacionamento aberto, é porque esse relacionamento aberto está em busca de um diálogo franco, honesto! E eu só acredito nisso. Eu só acredito em parcerias no amor, com muita honestidade! E sem hipocrisia. 

- Um beijo pra vocês!

Leandro Karnal


Perfeito! a fala dela é perfeita porque ela encontrou um caminho junto ao companheiro. Mas, o que eu quero ressaltar é que não existe essência! 

Sim. Como historiador: O casamento, o modelo de família, são construções sociais. Mas, relacionamento aberto, poligamia, adultério, também são construções sociais! Nós devemos lembrar que não existe uma natureza humana perene...

Então, o que eu quero dizer (talvez soe aqui um pouco conservador), é possível ser feliz num casamento monogâmico fechado! Eu viajei o mundo inteiro e eu conheço duas pessoas assim.

Então eu posso dizer ("presa agora" rsrs - Leandro brinca com a colega que mostra um anel de compromisso), não existe essência! Então é possível você se decidir por um casamento fechado, monogâmico e é possível também viver com um arem, é possível viver com poliandria ou com poligamia (muitos homens ou muitas mulheres). Mas, não vamos dizer o seguinte: "Família tradicional é construção cultural e adultério ou liberdade são impulsos biológicos", NÂO! Também são construções.

- A Hellen Fisher (antropóloga) estuda muito a questão da natureza do desejo, do ponto de vista evolucionista. Então, ela diz que, olhando para a questão da evolução da espécie humana, ela diz que primeiro nós tivemos (como espécie) que desenvolver uma coisa chamada "atração sexual" porque nós não temos mais essa coisa natural, da mulher estar ovulando e o macho perceber pra procriar como os animais. Então, primeiro a espécie humana desenvolveu a ATRAÇÃO "eu olho eu me atraio", depois a espécie humana desenvolveu a "PAIXÃO", essa sensação de você poder estar com alguém por um período um pouco mais longo, a fim de ser capaz de procriar, ter um filho que precisará do casal nos primeiros anos de vida; Por isso que se sugere que a PAIXÃO dura no máximo dois anos!

- Depois (aí ela brinca), a espécie humana inventou o "APEGO", o apego é pra gente suportar o casamento (rsrs). Então, aí ela vai dizendo que de alguma maneira (como espécie humana), a gente foi desenvolvendo tudo isso!

- Eu concordo com Ela e também concordo com o Karnal que, existe de fato uma construção da Monogamia como a única maneira de viver um relacionamento (principalmente no início do século XIX); E de fato, muitas pessoas têm essa facilidade de lhe dar com relacionamentos abertos! Mas, é importante dizer que, nem todo mundo consegue lhe dar com isso! Porque isso fala com questões da sua personalidade muito claras; São pessoas mais possessivas, mais ciumentas, pessoas que precisam do olhar muito direto do outro pra si mesmas, pessoas que são mais românticas, então podem não lhe dar muito bem com essa construção! E digo mais: Não é porque um relacionamento é aberto, que não vai haver traição! Porque é difícil falar em contratos tão específicos!

- Então, é assim:  Olha! Nós vamos ter um relacionamento aberto, ou seja, nós podemos fazer sexo com outras pessoas fora da nossa relação, mas não se envolva amorosamente. (Como é que se faz isso?)

- Então, o relacionamento aberto não te dá garantias de que você vai controlar o afeto nos relacionamentos! Obviamente que, uma relação monogâmica, fechada, também não te dá garantias de que um dos dois tenha desejos ou se apaixone... Aliás, a gente sabe que o desejo aparece.

- Então, talvez (eu sinto que) a relação aberta, o poliamor, são tentativas de acomodar, é a possibilidade de eu desejar mais de uma pessoa que não só a minha parceria; E isso tem muito haver com o indivíduo, porquê desejo?, o que busco?, porque eu faço sexo?, o que eu espero do outro?






Comentários

Cupons, Ofertas, Descontos e Lançamentos

Você verá um novo banner em 12 segundos

Pinterest
Use e abuse das nossas ideias!


UOL

Facebook - @meninoumenina