Uma das respostas que o Mundo mais procurou no Google em 2021 - O que é QUEER?

 

Uma das respostas que o Mundo mais procurou no Google em 2021 - O que é QUEER?

Uma das respostas que o Mundo mais procurou no Google em 2021 - O que é QUEER?

Diversidade e inclusão são buscas de todos nós. E os números estão aí para provar: o interesse de busca na pergunta o que é queer em Janeiro cresceu +1010% em relação a Dezembro de 2020. Segundo o Google.


O Brasil também foi o terceiro país no mundo em curiosidade sobre o tema queer em Janeiro de 2021. Aqueles que ainda não sabiam o que era o Q da sigla LGBTQIAP+, puderam descobrir seu significado com uma ajudinha do Google.

Mas, afinal, o que é Queer?


Conversamos com o professor Leandro Colling, pesquisador de Estudos Queer da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para entender a origem do termo e os seus usos.

Numa busca rápida na internet, é possível encontrar a informação de que o termo Queer surgiu na língua inglesa por volta do ano 1500, com o sentido de “estranho, peculiar, excêntrico, esquisito”. Em 1922, ele passou a ser utilizado como adjetivo, de forma pejorativa, para homossexuais, algo como “bicha, veado, boiola”, um xingamento.

De acordo com o pesquisador, esse xingamento era utilizado para qualquer pessoa que não fosse heterossexual ou cisgênero. “A etimologia da palavra tem a ver com algo estranho, que não é facilmente identificável. E isso foi pego para insultar quem, digamos assim, subvertia, de alguma maneira, as normas de gênero e sexualidade. Para nós [no Brasil], essa palavra não tem essa carga de insulto”, explica o professor.

Na década de 1980, nos Estados Unidos, surgiram grupos militantes que se autointitulavam Queer. De acordo com Colling, os principais objetivos desses grupos eram chamar a atenção da sociedade para a epidemia do HIV/Aids, que era ignorada pelo governo do presidente Ronald Reagan, e demarcar uma posição política de ir contra as normas e padrões sociais, heterossexuais e cisgêneros.

“Alguns desses novos coletivos, ao invés de se denominar LGBT, gay ou homossexual, passam a se autodenominar Queer, foi o caso do Queer Nation, dando outro sentido ao insulto e marcando uma posição política, não aderindo às normas. Essa era a ideia inicial”, afirma Colling. Continue aqui essa leitura...

ASSISTA

O que é o Queer? com Richard Miskolsci
Seminário Queer, realizado em 2015 no Sesc Vila Mariana. Foram dois dias de debates sobre Cultura e Política; Educação, Saúde e Aprendizados; Gênero e Sexualidade e Contra-Hegemonias. 


Judith Butler e a Teoria Queer

Gênero e sexualidade com Marcia Tiburi, Berenice Bento e Marie-Helène Bourcier

Os estudos Queer entre os saberes insurgentes com Larissa Pelúcio e Richard Miskolci

Cultura e Política com Carla Rodrigues, Karla Bessa e Leandro Colling

#queer #culturaqueer #lgbtqiap+ #lgbt #sesc #seminario #estudo #conferencia #Meninoumenina #Ui20211215001

Comentários

Cupons, Ofertas, Descontos e Lançamentos

Você verá um novo banner em 12 segundos

Pinterest
Use e abuse das nossas ideias!


UOL

Facebook - @meninoumenina